quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Algumas perguntas sobre o caso do dossiê

Este é mais um blog que ninguém lê, desta vez com opiniões irrelevantes e de interesse nulo sobre assuntos quaisquer. O outro fica para prosa poética introspectiva, etc. e este aqui para crônicas, ensaios e análises mais ou menos objetivas. Comecemos, pois, com política.

1. Por que o PT arriscaria uma eleição praticamente ganha para tentar a compra de um dossiê cujo conteúdo está metade na Istoé da semana passada (grátis no site), metade num vídeo que está de graça no Youtube? Claro que pode ser verdade, o que comprovaria uma extrema burrice do setor do partido responsável pela ação atabalhoada. Afinal, a vantagem do Serra é tão grande que não há tempo hábil para a denúncia reverberar nos votos a ponto de pôr em risco sua eleição. Por outro lado, não é mais interessante à oposição fazer Lula sangrar mais um pouco para trazer mais uns votos para o Legislativo dela?

2. Por que a mídia, em nenhum momento, questiona o teor das acusações do tal dossiê? Por acaso o crime de tentar comprar as informações é maior do que o envolvimento direto do Serra com os sanguessugas? Lembra-me o caso do Palocci, em que a imprensa fez barulho por causa da quebra do sigilo do caseiro, “esquecendo” de que o sujeito havia recebido R$ 20 mil na conta uma semana antes da “denúncia”?

3. Não é suspeitíssimo que o PSDB-PFL venha comentando há algumas semanas, como indicado em blogs políticos (Josias de Sousa, Fernando Rodrigues, etc.) sobre a possibilidade de um ”fato novo” bombástico que seria a última tacada da oposição para forçar um segundo turno? Isso não lembra a tal ex-mulher do Lula que surgiu às vésperas da eleição presidencial em 1989?

4. A mídia nunca esteve tão em cima de um governo, e nunca, em nenhuma presidência, houve tanta liberdade de atuação e investigação por parte da PF. E o que foi provado até agora, desde a onda de escândalos e denuncismos? Caixa 2?

5. Também não se deve suspeitar de isso aparecer coincidentemente quando a campanha do Geraldo fica mais agressiva e, ao menor sinal de fogo, o PFL pedir impeachment?

Como eu já disse, pode haver meias-verdades, pode ser tudo verdade ou tudo mentira. Só não me deixo levar pelos Marinhos, Frias e Mesquitas, conhecidos de outros carnavais golpistas. Portanto sigo acompanhando atenta a criticamente os noticiários, à espera dos esclarecimentos, que se punam os culpados, caso haja, de ambos os lados. Tanto do governo, que muito provavelmente vem dando seus deslizes (alguma coisa disso tudo deve ser verdade) quanto da oposição que, no governo do estado, engavetou 70 CPIs e, na presidência, teve um "engavetador geral da república" para abafar até privataria e compra de votos. Enfim...

[Depois eu volto a esse assunto, não quero que o blog fique monotemático.]

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.