quarta-feira, 9 de maio de 2007

Vicaris Filii Dei

Eu não ia falar nada sobre a vinda do papa; afinal é irrelevante, pra mim, o que ele pensa e diz (afinal sou ateu); e também o acho mais coerente do que os fiéis que tanto reclamam do reacionarismo dele.

All in all os neo-pós-pentecostais estão dominando tudo e o cash da igreja romana tá baixo; por isso nada melhor do que fazer uma visitinha aqui, e, por que não, canonizar um santo pra dar um up no catolicismo brasileiro.

Ser católico não é fácil; tem muita coisa pra seguir, tem que ir à missa obrigatoriamente uma vez por semana, não pode usar métodos anticoncepcionais “artificiais” tampouco ouvir rock (pra dizer o mínimo). Isso tudo soa anacrônico para o mundo moderno.

Por isso tantos migram para o espiritismo, que não exige nada e responde (pelo menos eles acham isso) a todas as questões, e para as igrejas-de-garagem-com-cadeira-de-praia, que permitem uma interação mais, digamos, catártica (com direito a encosto, línguas estranhas, choradeira e gritaria) e não exige muito além de dinheiro, com a promessa de prosperidade, poder, fama, etc.

Até entendo a inflexibilidade do papa: o terreno já está perdido; correr atrás dos pente[lho]costais é bobagem, vai parecer ridículo (alguém aí disse Renovação Carismática?) e, de mais a mais, se ele não afirmar a validade eterna de certos preceitos e a supremacia do catolicismo, quais seriam os motivos para alguém ser católico em vez de qualquer outra coisa mais atrativa? Bento 16 sabe das coisas: o negócio é segmentar o mercado, como já dizia seu ídolo Santo Agostinho (Cidade de Deus versus Cidade dos Homens).

De mais a mais ele não obriga ninguém a nada: não sou católico, nem ligo pro que ele pensa, por exemplo, em relação ao divórcio/ segundo casamento (segundo ele, uma “saúde e educação.

No mais, vai ser aquela punhetação na imprensa até domingo, quando ele vai embora, ou até surgir algo que renda mais notícias, como um desastre aéreo, o que vier primeiro. Talvez um desastre aéreo com o papa.

2 comentários:

Carolina Molina disse...

Eu ligo pro papa sim. Afinal, vão interditar meu caminho pra casa. HUMPF..

Eu pelo menos posso dizer que não tô nem aí pro papa, nem pra igreja católica, nem pra nada... Sou pagã.
Já vc foi coroinha, não esquece... hehehe

Brincadeirinha....

Agora a parte relativamente séria do comentário: Ah, pff, não tenho nada sério pra dizer.

beijos pro meu palpiteiro preferido.

Unknown disse...

Vicaris Fili Dei a soma desses algarismos romanos= 666, Papa se intitula representante de Deus...único e verdadeiro representante de Deus seu nome JESUS CRISTO