terça-feira, 27 de novembro de 2007

Mr. Vingança

"Eu sei que você é uma boa pessoa... por isso sabe que tenho que te matar, não sabe?"

Com atraso de cinco anos, o que mostra, mais uma vez, o amadorismo das distribuidoras brasileiras, Mr. Vingança (Boksuneun Naui Geot/ Sympathy For Mr. Vengeance – 2002), primeira parte da trilogia sobre vingança do diretor sul-coreano Chan-wook Park (os seguintes são Oldboy e Lady Vingança)

Este é o filme mais cru, chocante e angustiante da série. E não é pouco para um tríptico cheio de sessões de tortura, vendettas impiedosas e lutas sangrentas, tudo com poucos e inesquecíveis diálogos, trilhas arrebatadoras e imagens deslumbrantes.

O minimalismo (diálogos e canções esparsas) se une ao preciosismo (planos-seqüência meticulosamente engendrados) para construir uma obra deprimente e trágica.

Dois "Senhores Vingança" dividem o filme nos destinos que se cruzam. Ninguém é culpado, ninguém é inocente. Ambos são boas pessoas que, vítimas das mudanças, acabam se opondo um ao outro por não conseguirem lidar com a perda do que têm de mais importante na vida.

Mais que as intensas seqüências de tortura, facadas, profanação de cadáveres e assassinatos, o que mais deprime no filme, como nos dois seguintes da série (que tratam do mesmo tem, mas não têm relação direta entre si), é o final inexorável, porém imprevisível.

Não vou adiantar sobre a trama, pois as surpresas acontecem durante todo o filme. Saiba apenas que é um filme muito forte (o mais forte que já vi), que vai te fazer mal pela história; porém a trilogia inteira é obrigatória para cinéfilos.

Você vai pensar como o destino (contingências + escolhas) pode levar pessoas ingênuas e boas a fazer coisas horríveis. Esta é a história da humanidade.

Um comentário:

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Realmente, é um absurdo que as distribuidoras brasileiras não tenham feito de tudo para que esse filme tivesse sido lançado no cinema. Acabei de assistir. Aliás, ontem vi outra película coreana que foi direto para as locadoras e, a exemplo de "Mr. Vingança", é um filme espetacular, não dando para entender porque não entrou nos cinemas: trata-se de "Medo", péssimo nome para o excelente "A tale of two sisters". O remake americano, que já está pronto, com certeza vai chegar nas nossas telonas.

Abração