quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Like a song I have to sing [I de III]

Com menos tempo que em anos anteriores – por isso os textos mais curtos e menos menções honrosas –, porém, mantendo a tradição, vamos com a primeira parte [nacional] do #ListãoDoVanzão, com os discos nacionais que mais gostei de ouvir em 2022.


Abandono E Desilusão [Pessimista]
Mais um poderoso lançamento da one-man band do paulistano Jaketeme Zapelloni, post-black metal atmosférico e depressivo, com muito desespero na voz e antifascismo nas letras – com vendas doadas para caridade. Toda a angústia e revolta de viver num ex-país em ruínas.
Ouça: Abandono E Desilusão




Corisco [Bonifrate]
Em 1/12, tuitei: “Demorei pra ouvir, mas: 'Corisco', do Bonifrate, é meu disco nacional preferido do ano até agora”. Eu curtia sua ex-banda, o Supercordas, mas sua carreira solo é mais madura, consciente, com os elementos ‘vintage’ e psicodélicos mais bem dosados e mais apontados à música atual, digamos assim. E este é seu melhor trabalho: tem muita viagem, tem eletrônica, climas de post-rock, mas o todo soa orgânico e coeso.
Ouça: Lunário



Dentro Da Caixa, Fora Do Mundo [Eugênio]
Indie [90s gringo, 00s daqui], pop, psicodélico, jovem guarda, tropicália... dá pra encher um parágrafo com tudo que rola nesta estreia ‘cheia’ do quarteto sorocabano. A impressão é que o som simplesmente saiu assim, sem tentativas de mistureba. Baita disco legal.
Ouça: Bem-Vindo



Pacífica Pedra Branca [Jennifer Souza]
Jennifer, belorizontina que já colaborou com o Transmissor e atualmente também participa do Moons, traz aqui um indie pop com elegância jazzística, passagens folk-psicodélicas, e um belo clima Clube da Esquina - mas sem pastiche de timbres 70s, como tanto artista fez na última década. Tudo bem tocado e bem produzido.
Ouça: Ultraleve


Véspera [Isabel Lenza]
Brisa fresca | Pela estrada | Semblante tranquilo | Pra recomeçar.” Em seu segundo disco, a paulistana mostra seu universo bem particular: voz, arranjos, caminhos, letras, tudo é bem resolvido [e quase tudo tocado por ela], com [dream]pop, mpb, quase-rockinhos. Bela melancolia.
Ouça: Eu Sou Meu Lugar


Vale também conferir outro projeto de Jaketeme Zapelloni, Osso & Madeira, mais sombrio-depressivo e menos político - Cicatrizes E Feridas - e o sólido Meu Coco, de Caetano, espécie de cruza de Abraçaço com Livro. E até logo mais, com as seletas internacional e latina.

Nenhum comentário: