quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O unfollow é a serventia da casa

A moda agora são posts de "blogueiros formadores de opinião" (leia “palpiteiros almost famous”) dizendo o que é certo e errado na twittosfera (inventei agora): siga fulano, não siga beltrano, não prolongue as conversas, linque isso, não linque aquilo, aumente seus seguidores assim, não saia adicionando todo mundo por isso ou aquilo, preencha seu profile, coloque uma imagem estilosa, veja quem são os twitteiros influentes, saiba tudo sobre a Campus Party (“eu vou e você não”),vejam como tem um monte de gente me seguindo e não sigo ninguém, acessem meus linques para posts pagos e notícias de segunda mão, e por aí, infelizmente, vai.

Isso aconteceu com os e-mails, com os blogs, com os flogs, com o orkut; sempre tem alguém querendo ditar regras, criar tendências, decidir (pelos outros) quem é legal e quem não é.

Além de ser uma coisa extremamente jeca (pior que as dicas que ninguém pediu, só as mensagens blasê indefinidas do tipo “tem gente que pede um unfollow”), isso é a antítese da liberdade que a internet traz. Cada um que faça o que quer, sem esse tipo de patrulhamento ridículo que acaba sendo bem pior do que o comportamento supostamente impróprio das pessoas que são alvo das críticas.

Usei BBS em 1995 e navego na internet desde 1996; tenho blog desde 2001 e nunca segui nenhuma tendência, fosse de moda ou de antimoda (que dá na mesma); nunca utilizei imagens, por achar que minha prioridade é o texto, e jamais quis ser uma pseudocelebridade virtual ou blogueiro profissional. Quem gosta, que me acompanhe; quem não gosta, ou quem enjoa, simplesmente me deixa.

É assim que faço, sem alardes tolos.

Servimos mal para servir sempre.

5 comentários:

Regiane Jodas disse...

Gente bem 'influente', entitulados eternos pegadores te seguem no Twitter, olha que glamour! HUAHAUAHUAH
Ahh e fuck as regras internéticas!! A vida real já tem regras de mais da conta!
Bjo Vanzo

Joice Viana disse...

'Servimos mal para servir sempre.' hahahaha genial

Regras são feitas para serem quebradas, quando não simplesmente ignoradas.

=*

Rose Carreiro disse...

Eu basicamente sigo quem me segue, tentando evitar os spammers hahaha

Por muito menos já falaram que "subi no pedestal" por conta dos blogs, então, nem me atrevo a sugerir ações no Twitter.

Sobre as imagens, não sei editá-las.

;*

Anônimo disse...

Uma coisa que me irrita são aqueles que ficam twittando dezenas de mensagens por dia, apenas batendo papo com os seus contatos mais próximos.

Pra essas coisas existe messenger... dá vontade de dar unfollow em todo mundo.

(aliás, acho que é isso que farei. Nesse exato momento)

Hiran Eduardo Murbach disse...

ah, é foda isso... "vc é alguém no mundo virtual?". isso cansa. net é meio e não fim, adoro ficar na net e escrever nos blogs da vida, mas não troco isso por um ensaio, um bolinho de ovo e umas brejas...