sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Fascistas de direita, fascistas de esquerda

O bom/ruim das redes sociais é que um assunto se desgasta tanto, mas TANTO, em poucos dias, com o turbilhão de programas alternativos no YouTube, blogueiros ~formadores de opinião~, escrevinhadores de notas no Facebook e guerrilheiros de Twitter é tamanha que poupa este blog (e seu saco) de muito palpite meu.

Eu ia falar da USP, depois da maconha, depois da PM, mas em dois ou três dias eu já não aguentava mais a irracionalidade dos dois lados nem a profusão de vídeos e textos com A VERDADE SOBRE ___________ (complete com a polêmica de sua preferência).

É aluno, professor, político, policial, todo mundo desesperado pra se mostrar cabeça-feita, “Ei, eu tenho uma opinião, não sou manipulado!”. E, até que a imprensa, a mesma que todos amam odiar, consiga apurar fatos (após desviar das pedras reais e virtuais) e apurar as coisas até com certo atraso (em termos de internet), porém com embasamento e FATOS (basta notar a diferença entre este e este texto em relação ao resto), fica esse rebosteio todo.

Não vou chutar cachorro morto – no caso, quem clamou por Lula no SUS, Bope no Congresso, simples remoção de mendigos e viciados pra PQP, ROTA na FFLCH. O negócio aqui são as nuances, sempre mais perigosas.

Disso, ficam alguns postulados lamentáveis:

1. A esquerda exige uma venda casada.

Você precisa necessariamente abraçar umas porras de bandeiras que sei lá quem decidiu que são obrigatórias para a obtenção do diploma esquerdista: tem que apoiar maconha, movimento estudantil, feminismo, Cuba, etc., caso contrário (não pode nem questionar, hein), você vira “direitão enrustido”.

2. O preconceito são os outros.

Não pode fala que maconheiro financia o tráfico, que feministas são intransigentes ou que o movimento estudantil é coisa de vagabundo; mas falar que PM é tudo cuzão, que os antidroga são moralistas ou que os detratores da USP têm inveja é OK.

3. A imprensa é sempre reduzida ao absurdo.

Tal como a PM, a imprensa é evocada quando ELES querem: “Durante essa ação, a moradia estudantil (CRUSP) foi sitiada com o uso de gás lacrimogêneo e um enorme aparato policial. Paralelamente, as tropas da polícia levaram a cabo a desocupação do prédio da reitoria, impedindo que a imprensa acompanhasse os momentos decisivos da operação.”.

Ué, a imprensa foi | é | será hostilizada por eles, em quaisquer manifestações. Tudo é reduzido a Globo e Veja. Então fiquem com a incrível cobertura dos próprios estudantes. E pensar que, de longe, os melhores textos foram da Carta Capital e da Época, ou seja, jornalistas.

Essa baderna, essa desunião e esse despreparo mostram porque, no fim, é sempre a Direita que acaba mandando nos destinos do país. Eles sempre estão unidos pelo bem comum (deles), o poder, enquanto o resto fica nesse macartismo de sinal trocado. A witch! A witch!

3 comentários:

elgroucho disse...

VISH!

Laércio disse...

Já diria aquele lá: "Todo mundo era poeta, todo mundo era atleta, todo mundo era TUDO"

As pessoas creêm que a internet é um passaporte para o direito (ou dever) de opinar sobre tudo, de politica a reprodução in vitro do gado nelore.

Parece que virou crime ser apenas espectador ou apenas não se interessar por determinado assunto.

Um cabo de vibra ótica ligado num modem te torna um especialista em qualquer tema.

Nem sei se era disto que você estava falando, do breaco e bem louco. Vai Corinthians!

Isabella disse...

falou bonito hein?

FINALMENTE alguém assumidamente de esquerda e que não fala que a esquerda é a 9ª maravilha da humanidade.

Como tudo que é feito pelo e para o homem, tem defeitos também.
Medonhos.

Assim como religião e futebol, a política e suas divisões também caem na besteira de serem comandadas por seres humanos.

Beixo