segunda-feira, 21 de julho de 2008

A bola da vez

Sábado o Corinthians, atendendo aos pedidos de uns 170.000.000 de brasileiros, que eram todos torcedores do Bahia, perdeu a primeira partida na Segundona. Engraçado como o Timão desperta sentimentos intensos tanto nos torcedores quanto nos detratores... o fato é que ninguém fica imune a esse time-nação. Sabadão de tarde e a Globo passando jogo da série B... quando isso aconteceu antes? Grêmio (duas vezes), Palmeiras, São Paulo (numa virada de mesa que permitiu que um time rebaixado no PAULISTÃO de 1990 disputasse a Segundinha em 1991 e voltasse no mesmo ano, disputando a final contra o Corinthians levando vantagem de resultados iguais por uma campanha melhor no campeonato mais fraco... coisas do futeco brasileiro), Fluminense (duas vezes pra Segundona e uma pra Terceirona!), Atlético Mineiro, qual desses times teve destaque na mídia quando caiu? Quanto ao jogo, foi naturalmente feio, como todos de um campeonato de nível tão baixo, e mais ainda porque o péssimo Bahia veio para não jogar, achou um gol antes dos 10min de jogo, num frango do Felipe, e praticou o antijogo desde então, fazendo um quase cai-cai e abusando da violência. Some-se isso às limitações do elenco corinthiano (sai Chicão, entra o bebum Fábio Ferreira!), dependendo do fraco Acosta e do apenas esforçado Herrera, e lá se foi a nossa virgindade. Bom, pelo menos acaba essa encheção: o campeonato vai até dezembro, seria impossível ganhar o certame invicto Até o próximo jogo. Timão eô!

Falando em rebaixamento: quando o Palmeiras caiu, a torcida apoiou, cresceu, e os jogos passavam de sábado à noite na Gazeta ou Rede TV!, não lembro; se o São Paulo caísse mesmo (sem virada de mesa), os estádios esvaziariam, pois são-paulino só vai ao estádio quando é jogo ganho, mas a Globo provavelmente se interessaria (aberto o precedente corinthiano), pois há muitos torcedores do São Paulo na cidade homônima; já o Santos, se cai (está indo a passos largos para esse destino), como não tem história além da década de 1960, como não tem torcida, como não desperta interesse (nem amor, nem ódio, nem desprezo), não passando de um bando de chorões passadistas, vai ficar que nem a Portuguesa, levando uns cinco ou seis anos pra subir novamente à elite, e terá seus jogos transmitidos – em VT, gravados por algum torcedor de forma amadora –, na madrugada de terça pra quarta, na Rede Vida, com comentários de algum noviço nada rebelde.

Um comentário:

Hiran Eduardo Murbach disse...

os bambis venderiam o jogo por um ano, mas como não teriam torcida, o time não teria raça, não subiria e, no segundo ano, iria pra Rede Vida também...