quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Atualidades chuchuzísticas

Chuchu descascado

Vejam o vídeo a seguir, é devastador. Feito pela TV australiana, sobre os ataques do PCC e a conseqüente ação exterminadora da polícia, revela bem o caráter autoritário, arrogante e vazio do Chuchu.

http://www.youtube.com/watch?v=vsRynm18_Eg&NR
http://news.sbs.com.au/dateline/index.php?page=archive&daysum=2006-08-02 http://news.sbs.com.au/dateline/index.php?page=transcript&dte=2006-08-02&headlineid=1166

Note que Alckmin evita acusar o Governo Federal, como sempre faz; joga a responsabilidade sobre o Governo do Estado, o qual ele havia deixado um mês antes; falou que não sabia de nada, mesmo tendo subgovernado no exato período em que o PCC nasceu e cresceu; irritado, reclama da entrevista e sai, de forma grosseira.


Mais choque de gestão

Deu na Folha, coluna Painel (10/10/2006).
Depois da abortada venda de ações da Nossa Caixa, o secretário paulista do Planejamento, Fernando Braga, ensaia uma outra medida que promete gerar atrito com José Serra: garfar R$ 500 mi da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a título de empréstimo, na tentativa de fechar as contas do Estado. Cuidado CNPq! http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1010200601.htm


Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

Alckmin diz que é contra a redução da maioridade penal, mas vejam só: em 1989 ele mesmo apresentou um projeto de redução da maioridade penal! http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=195577 http://photos1.blogger.com/blogger/492/2608/1600/PL_Alckmin.jpg


Pego na mentira I

Deu n'O Globo, 10/10/2006.
Em relação às aeronaves vendidas pelo Governo de São Paulo, há desencontro de informações. Embora a Casa Civil tenha informado que o estado vendeu o avião PT-LER King Air e o jato PP-LHB HS 8000 e doou à PM dois helicópteros, as vendas não constam na relação de bens alienados e não há declaração de doação de helicópteros na Assembléia Legislativa. Segundo a Casa Civil, as aeronaves seriam da antiga Companhia Energética de São Paulo (CESP), por isso não constam na lista de bens. Além disso, a Lei Orçamentária de 2006 prevê R$ 3 milhões para manutenção de 3 aeronaves da Casa Civil. Na proposta para 2007, o valor sobe para R$ 3,08 milhões, e uma quarta aeronave aparece na relação. Segundo a Casa Civil, o valor destina-se à manutenção do helicóptero Sikorsky e à locação de aeronaves pra Casa Civil. Dados do Sistema de Gerenciamento da Execução Orçamentária mostram que o Governo gastou R$ 130 milhões com passagens aéreas e aluguel de veículos e aeronaves entre 2001 e 2005, quando Geraldo Alckmin governou. O valor seria suficiente para comprar um Airbus igual ao Aerolula. Segundo o SIGEO, despesas com locação de veículos e aeronaves variaram 623,17%, passando de R$ 5,39 milhões em 2001 para R$ 39,04 milhões em 2005. Com passagens houve aumento de 118,5% nos gastos, pasando de R$ 4,9 milhões para R$ 10,71 milhões. A casa Civil informou que os valores estão inflados por concentrarem recursos utilizados por outras secretarias. Segundo a Casa Civil, Alckmin e sua comitiva teriam gasto
R$ 466.368,52 em viagens.


Pego na mentira II

Alckmin exagerou ao dizer que seu oponente tinha gasto mais em publicidade do que em saneamento. Restringindo-se às verbas orçamentárias, Lula já gastou R$ 413,5 milhões em publicidade e R$ 2,23 bilhões em saneamento. Também errou ao dizer que Lula gastava R$ 8 bilhões por ano com o pagamento de 20 mil cargos de confiança. As gratificações pagas aos 19.925 cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) da administração federal custaram, no ano passado, R$ 685,4 milhões, de acordo com o Boletim Estatístico de Pessoal do Ministério do Planejamento. Acusou Lula de gastar R$ 700 milhões por ano com viagens e diárias, mas omitiu o fato de que o governo FHC gastava valor parecido. Foram R$ 2,35 bilhões de gastos no triênio 2003-2005, contra R$ 2,53 bilhões de 2000 a 2002. Alckmin também disse que economizou R$ 4 bilhões em três anos, mas os dados de execução orçamentária do estado de São Paulo mostram que as despesas de custeio aumentaram de R$ 10,6 bilhões em 2002 para R$ 13,7 bilhões em 2005, já descontado o efeito da inflação. O tucano reprovou a atitude de Lula de comprar um avião no exterior e "de luxo" para seus deslocamentos. Ele anunciou que pretende vender o Aerolula, se for eleito, como fez no governo do Estado. Segundo Alckmin, ele repassou os dois helicópteros que o governador tinha para a Polícia Militar, o que a Secretaria da Segurança Pública confirma. Alckmin omitiu, no entanto, que os helicópteros são usados nos deslocamentos do governador sempre que necessário, ocasiões em que deixam de ser usado no combate ao crime.

Imprensa tucanando

TSE condena Veja por propaganda pró-Chuchu
http://agencia.tse.gov.br/noticiaSearch.do?acao=get&id=15688

Lula, campeão de reportagens negativas
http://www.comunique-se.com.br/index.asp?p=Conteudo/NewsShow.asp&p2=idnot%3D32124%26Editoria%3D8%26Op2%3D1%26Op3%3D0%26pid%3D41273985600%26fnt%3Dfntnl


Pego na mentira III, IV, V, etc.

Repare que mentira e gafe são coisas diferentes: enquanto a segunda é fruto de descuido, desatenção ou ignorância, a primeira é reconhecidamente má-fé.

“Fico triste de ver o presidente do meu país dizendo que vou privatizar a Petrobrás, o BB... meu programa está aqui. Onde está escrito que eu vou privatizar?”

Também não estava no programa dele pro Governo Estadual que ele ia privatizar. E privatizou. Também não estava no programa do FHC que ele ia privatizar. E privatizou.

“Lula, mal informado, não sabe que o Enem não é prova para avaliar o sistema.”

Qual é o objetivo do Enem?
I – oferecer uma referência para que cada cidadão possa proceder à sua auto-avaliação com vistas às suas escolhas futuras, tanto em relação ao mercado de trabalho quanto em relação à continuidade de estudos;
II – estruturar uma avaliação ao final da educação básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos processos de seleção nos diferentes setores do mercado de trabalho;
III – estruturar uma avaliação ao final da educação básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médios e à Educação Superior;
IV – possibilitar a participação e criar condições de acesso a programas governamentais. http://www.inep.gov.br/basica/enem/perguntas/perguntas_frequentes.htm

”São Paulo não tem mais nenhuma escola de lata.”

Meia-verdade, na melhor tradição "finge que funciona", troca um remendo por outro. http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u18987.shtml

“É claro que São Paulo tem uma escola pública de qualidade.”

Preciso comentar?

“Peguei 9 Fatecs e deixei 27.”

Como já demonstrei alguns posts atrás, as Fatecs foram paridas e abandonadas; órfãs, não têm recursos para funcionar direito, e estão sucateadas.

”Em São Paulo, fiz 19 hospitais.”

Mentira da grossa. Fez um, estadualizou um; o resto foi conclusão de obras já em andamento.

“Você [Lula] abre o sigilo dos gastos do cartão de crédito corporativo da Presidência?”

Cartão corporativo foi invenção do FHC.

"Na Febem, o governo trabalhou. Tanto que tem mais de 70 pequenas unidades hoje."

Febem, assim como presídio, para ele é só depósito de infratores.

"Lula não regulamentou a PEC 29, sobre a saúde; acabou com os mutirões da saúde, os genéricos, não fez fábrica de hemoderivados." Acabou com os genéricos? “O PSDB não tem quatro séculos.”

Tem sim, ele sabe que tem, só eram outros nomes.

“O adversário tem de explicar é como se compra ambulância superfaturada.“

Como assim, se isso começou e prosperou na Era FHC-Serra, e 60% das sanguessugas são do PSDB-PFL?

”Lembra o Valerioduto...”

Como assim? Ele esqueceu que isso surgiu e prosperou na gestão de Aécio Neves, lá em Minas?

“O presidente da Inglaterra (?) não tem avião, o da França não tem avião, o papa não tem avião, o Lula tem quatro (?). Eu quero dizer que vou vender estes aviões e construir cinco hospitais (?)".

O governo francês faz uso de um grupo de aeronaves para seu transporte, o ETEC (da sigla em francês, Esquadrão de Treino, Transporte e Calibragem). O esquadrão é composto por seis jatos Falcon 900 D-Assault para uso em viagens curtas e dois Airbus A319 para viagens mais longas. Antigamente, os papas costumavam usar um avião especial fretado da Alitalia. Hoje em dia o Papa Bento XVI, Joseph Ratzinger, viaja a bordo de um Airbus A321 da Lufthansa, apelidado de Regensburg, nome da cidade natal do pontífice. Já os chefes de Estado e membros da família real inglesa usam aviões de um esquadrão das forças armadas (RAF), o Esquadrão 32. Cinco aeronaves BAe 125 CC.3s adaptadas ao uso civil são usadas pelo esquadrão, além de três helicópteros Augusta Westland. Já a troca do Sucatão (de tão velho, proibido de pousar em vários aeroportos mundo afora) por um avião melhor foi proposta por FHC. Aliás,
Aerolula é economia: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u66698.shtml

Deu n’O Globo, 09/10
O Airbus Corporate Jetliner comprado pelo governo federal para viagens internacionais do presidente da República, conhecido como Aerolula, estava previsto para ser adquirido no plano de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira (FAB) aprovado pelo Congresso em julho de 2000, no governo Fernando Henrique Cardoso. O avião custou R$ 167 milhões e foi pago com dinheiro do orçamento da FAB.

O Airbus pertence à Aeronáutica e não à Presidência da República e permite ao presidente despachar de seu interior. O brigadeiro Francisco Joseli Parente Camelo, coordenador das viagens internacionais da Presidência da República, disse que a compra do Airbus foi um excelente negócio. Ele disse que, entre fevereiro de 1999 e abril de 2001, o governo gastou US$ 5 milhões em aluguel de aviões para algumas viagens internacionais do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).”

“Com a média do número de viagens de Fernando Henrique e do presidente Lula, o que foi gasto com o novo avião vai estar pago em dez anos. Seu tempo de vida útil é de 30 anos. Foi um negócio excelente. O avião não é do Lula, é do Estado brasileiro”, disse o brigadeiro a OGlobo.

Fazer cinco hospitais com o dinheiro significa “criar uma despesa permanente com base em uma receita transitória. Ainda que a venda do avião, que custou aos cofres públicos cerca de R$ 125 milhões, seja suficiente para as obras (um hospital inaugurado em agosto em Juiz de Fora custou R$ 37 milhões, mas há opções mais baratas), faltariam recursos para manter posteriormente os hospitais em funcionamento.

Além disso, os deslocamentos presidenciais poderiam ficar mais caros, a longo prazo. Segundo dados da Aeronáutica, o aluguel de um avião privado para o transporte do presidente no governo FHC custava US$ 12 mil por hora voada, contra US$ 2.100 no uso do AeroLula.”
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1010200615.htm

Bonus tracks

Nova York vai adotar o Bolsa-Família http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/394001-394500/394114/394114_1.html

Por que FHC não fala essas coisas por aqui? http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u84852.shtml

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