quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Esquerdo de resposta

(Comentando o comentário do Guga)

“No mérito da corrupção, pois o governo Lula foi corrupto sim, extremamente, e o mensalão é um caso gravíssimo. Bob Jeff também foi cassado por motivos políticos, assim como Dirceu foi e como os outros mensaleiros não foram. Concordo que o PT é um partico como qualquer outro, mas o Lula, caso não tenha pecado pela corrupção (duvido muito), pecou pela omissão.”

Repito: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u73952.shtml http://www.correiodoestado.com.br/exibir.asp?Chave=118170,1,8,09-12-2005

“Quanto às CPIs, vale lembrar todo o esforço do governo em não aprová-las, o que mostra que a instalação de uma CPI não depende do governante - o que derruba a idéia de que ALCKMIN engavetou CPIs no estado de SP.”

Faço minhas as palavras do meu amigo Hélio:

“Recorrer à maioria para impedir CPI’s é direito (ainda que questionável do ponto de vista ético) de qualquer governo, principalmente quando o objetivo claro e indisfarçável da oposição é apenas tumultuar. Prova disso foram as absolvições dos mensaleiros.... se os chamados partidos éticos quisessem, podiam mandar todo mundo pro beleléu, só não fizeram isso porque havia alguns deles entre os acusados, como o Roberto Brant (então do PFL, mas ex-PSDB) e o Eduardo Azeredo (PSDB). Fica bonito posar de “ético” apontando o dedo aos outros, mas costurando um “acórdão” nos bastidores para livrar a cara dos seus partidários.

Além disso, o especialista em bombardear CPI’s com a maioria é o Alckmin, que simplesmente travou toda e qualquer CPI contra o governo dele, com a cumplicidade da imprensa paulista, que não moveu uma palha pra denunciar à população o que se passava (já que ninguém liga pra Assembléia Legislativa), nem pressionou absolutamente nada pra pelo menos investigar alguma coisa. Hoje, por exemplo, no Jornal da Gazeta, a Maria Lídia apresentou como grande trunfo do Serra o fato da Assembléia ter aumentado a maioria tucana, quando isso deveria ser motivo de grande preocupação, já que maioria absoluta funciona como rolo compressor e passador de cheques em branco ao governante de plantão.

Se o Sr. Alckmin quisesse ter um verdadeiro atestado de idoneidade administrativa, era só permitir que a sua maioria na Assembléia investigasse alguma denúncia, uma só, mas pelo jeito, na sua condição de candidato a santo, nosso amado César paulista não queria que nenhuma suspeita, por menor que fosse, pudesse ser levantada.”

“Não vejo mérito algum no governo que garante a liberdade para o procurador-geral da república e para a PF realizar as investigações. Ora, não fosse assim, para que existiriam tais profissionais e instituições?”

Pois é, só que nos governos FHC e Alckmin não foi assim. Houve conivência do governo, da polícia e, principalmente, da imprensa.

“Crescimento econômico nada tem a ver com a política do governo Lula, exceto que manteve a política econômica do antecessor (o que pode ser considerado um mérito). Um país que retrocede está em crise, o grande problema do atual governo é não aproveitar o cenário econômico mundial extremamente favorável para fazer o Brasil crescer tanto quanto poderia.”
Ah, tá: o que houve de bom, é só por causa do FHC; o que houve de ruim, é só culpa do PT. Assim fica difícil discutir.

E não houve retrocesso algum, veja os links da próxima resposta: houve mais empregos, menos pobreza, menos inflação, mais escolaridade.

“Índices favoráveis como diminuição da pobreza e número de estudantes no ensino superior só foram atingidos graças a programas sociais emergenciais, que não curam o problema na raíz, como o Bolsa Família (que foi ampliado, porém descaracterizado) e Prouni.”

Errado, muito errado. A miséria diminuiu também pela geração de empregos (a maior das últimas décadas), da estabilidade da economia, do aumento do nível da escolaridade (mais pessoas com ensino superior). Veja novamente:

-crescimento de emprego e renda, principalmente dos mais pobres;
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u106420.shtml
http://oglobo.globo.com/online/economia/mat/2006/01/26/190075162.asp

-inclusão de milhares de jovens de baixa renda no ensino superior;
http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni

-diminuição do crescimento da dívida, recorde na balança comercial,
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u106350.shtml
http://www.imf.org/external/np/sec/pn/2005/pn05166.htm

A menor inflação desde a implantação do real.
http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/reuters/2005/12/15/ult29u44777.jhtm

Menor índice de desigualdade social dos últimos 23 anos.
http://jbonline.terra.com.br/extra/2005/11/28/e28113289.html
http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?Idnoticia=200511271859_ABR_28867573

Menor dívida externa desde 1996:
http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2005/12/19/ult1913u43035.jhtm

Maior criação de empregos desde 1985:
http://www.brasil.gov.br/noticias/ultimas_noticias/250421_radio_151205
Http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/economia/2214001-2214500/2214367/2214367_1.xml

Menor índice de desemprego desde 1996:
Http://www1.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?Id_noticia=487&id_pagina=1

Mais empregos, mais renda:
http://oglobo.globo.com/online/economia/189712582.asp

Cada vez mais pessoas conseguem se formar, o que indica melhor distribuição de renda:
http://portal.mec.gov.br/index.php?Option=content&task=view&id=3836&flagnoticias=1&Itemid=3979

Economia estável:
http://oglobo.globo.com/online/economia/189712591.asp

“Enfim, você sabe que meu candidato à presidência não seria o Alckmin. Acho que é um grande nome, talvez o melhor, mas tenho sérias restrições à sua base aliada.”

Alckmin, um grande nome? Vou perguntar objetivamente: no que ele melhorou São Paulo? Na educação, sucateou as Fatecs e fez um novo campus da USP, mas não tem grana para mantê-lo; a segurança é piada, as Febems só pioraram e os presídios estão nas mãos do PCC (com quem o governo faz até acordos); temos os impostos mais altos do país (isso porque ele quer Estado mínimo); na saúde, ah, isso nunca melhora nada em governo nenhum, deixa pra lá; transportes só houve gastos errados, com linhas eleitoreiras de três e metrôs que são subutilizadas.

“De qualquer maneira, a meu ver o Lula é incompetente, não importa se estamos falando de política, economia, administração, personalidade, integridade ou exemplo para a população.”

Se depois de tudo que mostrei e re-mostrei, você ainda acha o Alckmin uma opção melhor, temos um caso de duplipensar orwelliano. Afinal, a direita só investe na retórica porque não há como refutar os fatos e os números. Se você tiver fatos (com embasamento documental, de preferência) para debatemos, será melhor. Senão fica circular, coisa pessoal mesmo, como quem não votou na Marta porque ela era (e é) perua.

Nenhum comentário: