terça-feira, 3 de outubro de 2006

Voto aberto (I de II)

Por que voto em Lula?

Não é luta do bem contra o mal. Trata-se de análise dos fatos e do que espero tanto do meu país quanto do governo. Não é torcida de futebol: por exemplo, a prefeitura petista da Erundina, pra mim, foi desastrosa, com a entrega da cidade aos camelôs (como depois o Pitta entregou-a aos perueiros).

Os defeitos de Lula (e olha que nem to falando das metáforas toscas e das gafes), como o culto exacerbado à personalidade, o certo getulismo e até um idealismo ingênuo demais, incompatível com o serpentário que é a política, são insuficientes para descredenciá-lo. E é fato que, até agora, nem de longe a oposição conseguiu provar qualquer coisa contra ele.

Mesmo contra o resto do partido (até mesmo a alta cúpula) nada mais foi provado do que caixa 2 (nas versões “casa de câmbio na cueca”, “valerioduto” e “efeito Oderbretch”). Claro que é crime, mas, infelizmente, todos os partidos fazem, todos os comerciantes fazem quando não emitem nota fiscal, todos os cidadãos fazem quando sonegam impostos. Vamos encher o Maracanã com tantos presos então, um estádio inteirinho de macacos puxando os rabos uns dos outros.

Mensalão? É lenda até hoje. Dirceu foi cassado por motivos políticos, e o Bob Jeff justamente por não ter provado nada. E ainda que seja verdade, mesmo não provada, é um escândalo localizado, cujo montante desviado é pequeno comparado aos demais, e que pelo show particular do Bob Jeff e pela avidez da mídia por escândalos, tomou uma dimensão que não tem.

Teve a recente compra de dossiê, que, por si só, não é crime; se o dinheiro usado foi ilegal, que se punam os culpados.

Ah, teve a violação do sigilo do caseiro também. Crime, claro, mas que acabou revelando a farsa do humilde cidadão com vinte pilas na conta.

Provou-se que o PT é um partido como qualquer outro. Eu já sabia disso, mas teve gente achando, até do próprio partido, que eram diferentes. Não são. Instituições são feitas de pessoas, e existem pessoas boas e más em qualquer lugar; pessoas honestas e corruptíveis.

E olha que ninguém pode reclamar de falta de transparência: nunca a PF teve tanta liberdade para agir, as CPIs não foram engavetadas (como na Era FgagáC) e a imprensa caiu matando.

Neste governo Lula tivemos, entre outras coisas:

-crescimento de emprego e renda, principalmente dos mais pobres;
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u106420.shtml
http://oglobo.globo.com/online/economia/mat/2006/01/26/190075162.asp

-diminuição drástica da miséria absoluta;
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u52986.shtml

-inclusão de milhares de jovens de baixa renda no ensino superior;
http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni

-diminuição do crescimento da dívida, recorde na balança comercial,
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u106350.shtml
http://www.imf.org/external/np/sec/pn/2005/pn05166.htm

-combate à corrupção.

Ei, combate à corrupção? Como assim? Calma que eu explico.

A corrupção existe em qualquer governo do mundo, e reconhecer isso não é capitular à sua existência. O Estado brasileiro é uma máquina imensa, tem muitos operadores de baixo escalão, e a corrupção é endêmica há muito tempo.

O principal é saber se o governo toma providências contra ela. E sobre isso, posso citar a carta branca que Paulo Lacerda ganhou para que a Polícia Federal investigasse todo e qualquer esquema de corrupção no governo, mesmo envolvendo aliados do presidente. O atual Procurador-Geral da República tem uma atuação independente, não é um engavetador-geral como Geraldo Brindeiro, indicado por Fernando Henrique. E posso também falar do ótimo trabalho de Waldir Pires na Controladoria Geral da União, que investiu na transparência dos gastos governamentais.

Enquanto isso, Alckmin engavetou 69 CPIs em São Paulo e FHC, em seus governos, comprou votos para a reeleição, vendeu nossas estatais a troco de padaria, deu a luz às irregularidades do Sudam e da Sudene, além do início do valerioduto, das sanguessugas e dos vampiros. E a mídia, conivente, nem aí: a compra de votos não mereceu nem uma capinha sequer da Veja.

Portanto não sejam hipócritas a ponto de achar que nunca teve corrupção ou que este governo é mais corrupto do que os outros. Todos têm acertos e erros; e, neste caso, o PT acertou mais do que os outros governos, e está bem claro que o país vem melhorando, essencialmente para os mais pobres.

Sem falar que Lula pegou um patrimônio público delapidado, inflação e risco Brasil lá em cima, Judiciário e Legislativo como fantoches, sem falar no cabresto do FMI, graças ao empréstimo no apagar das luzes.

Para se informar sobre o que o governo federal vem fazendo:
http://www.brasil.gov.br/governo_federal/Plan_prog_proj
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2005/comentarios2005.pdf

Recordar é viver: alguns links dos tempos do meu antigo blog (Folie a Deux)

CPI ridícula não investiga o governo FHC (quando se originou o esquema), sequer cita participantes tucanos (nem os réus confessos) e ainda inventa outra definição de mensalão (a original era pagamento de propina para mudar votos) para significar o mesmo que caixa 2 (contribuição ilegal para campanhas). "A leitura do relatório da CPI dos Correios, Realizada na tarde de hoje pelo deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), terminou sem que fosse apresentada qualquer menção ao PSDB e ao governo Fernando Henrique Cardoso. (...) A CPI não incluiu o caso do senador e ex-presidente do PSDB Eduardo Azeredo, que admitiu publicamente o recebimento de caixa dois na campanha de 1998." Vergonhoso.
http://noticias.terra.com.br/brasil/crisenogoverno/interna/0,,OI805847-EI5297,00.html

A menor inflação desde a implantação do real.
http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/reuters/2005/12/15/ult29u44777.jhtm
Menor índice de desigualdade social dos últimos 23 anos.
http://jbonline.terra.com.br/extra/2005/11/28/e28113289.html
http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?Idnoticia=200511271859_ABR_28867573

Pagamento antecipado da dívida com o FMI (contraída na Era FHC).
Http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/economia/2212001-2212500/2212166/2212166_1.xml

Menor dívida externa desde 1996:
http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2005/12/19/ult1913u43035.jhtm

Desmatamento da Amazônia cai 31%:
Http://www.brasil.gov.br/noticias/ultimas_noticias/not071205_ibama
Http://www.radiobras.gov.br/materia_i_2004.php?Materia=249330&q=1&editoria

Menor mortalidade infantil:
Http://www.brasil.gov.br/noticias/ultimas_noticias/not011205_ibge
Http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u115821.shtml
Http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/12/051213_mortalidadeinfantilfn.shtml

Maior expectativa de vida:
Http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u115819.shtml

Maior criação de empregos desde 1985:
http://www.brasil.gov.br/noticias/ultimas_noticias/250421_radio_151205
Http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/economia/2214001-2214500/2214367/2214367_1.xml

Menor índice de desemprego desde 1996:
Http://www1.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?Id_noticia=487&id_pagina=1

Mais empregos, mais renda:
http://oglobo.globo.com/online/economia/189712582.asp

Bolsa-Família (que faz parte do Fome Zero), ampliação do governo anterior, atendendo 800.000.000 de pessoas.
Http://www.mds.gov.br/ascom/Fomezero/balanco/conteudo/html/10_programas.htm
Http://www.mds.gov.br/ascom/Fomezero/balanco/conteudo/html/03_ampliacao_01.htm

Cai o número de óbitos violentos, provavelmente devido ao aumento dos empregos e à diminuição da miséria:
http://oglobo.globo.com/online/plantao/2005/12/16/189668186.asp

Cada vez mais pessoas conseguem se formar, o que indica melhor distribuição de renda:
http://portal.mec.gov.br/index.php?Option=content&task=view&id=3836&flagnoticias=1&Itemid=3979

Economia estável:
http://oglobo.globo.com/online/economia/189712591.asp

Artigo opinativo sobre corrupção:
http://carosamigos.terra.com.br/outras_edicoes/edicoes_especiais/corrupcao/editorial.asp

Amanhã, por que não voto no Alckmin.

3 comentários:

Carolina Molina disse...

e precisava declarar?

Anônimo disse...

Estava ansiosa por esse post :)

Anônimo disse...

Agora porque eu NÃO voto no Lula:

No mérito da corrupção, pois o governo Lula foi corrupto sim, extremamente, e o mensalão é um caso gravíssimo. Bob Jeff também foi cassado por motivos políticos, assim como Dirceu foi e como os outros mensaleiros não foram. Concordo que o PT é um partico como qualquer outro, mas o Lula, caso não tenha pecado pela corrupção (duvido muito), pecou pela omissão.

Quanto às CPIs, vale lembrar todo o esforço do governo em não aprová-las, o que mostra que a instalação de uma CPI não depende do governante - o que derruba a idéia de que ALCKMIN engavetou CPIs no estado de SP.

Não vejo mérito algum no governo que garante a liberdade para o procurador-geral da república e para a PF realizar as investigações. Ora, não fosse assim, para que existiriam tais profissionais e instituições?

Crescimento econômico nada tem a ver com a política do governo Lula, exceto que manteve a política econômica do antecessor (o que pode ser considerado um mérito). Um país que retrocede está em crise, o grande problema do atual governo é não aproveitar o cenário econômico mundial extremamente favorável para fazer o Brasil crescer tanto quanto poderia.

Índices favoráveis como diminuição da pobreza e número de estudantes no ensino superior só foram atingidos graças a programas sociais emergenciais, que não curam o problema na raíz, como o Bolsa Família (que foi ampliado, porém descaracterizado) e Prouni.

Enfim, você sabe que meu candidato à presidência não seria o Alckmin. Acho que é um grande nome, talvez o melhor, mas tenho sérias restrições à sua base aliada.

De qualquer maneira, a meu ver o Lula é incompetente, não importa se estamos falando de política, economia, administração, personalidade, integridade ou exemplo para a população.